Críticas à ditadura em lyric video de CIRIO

Por: Letícia Moraes

Segundo um relatório da Organização Internacional de Direitos Humanos, o Brasil apresentou a maior queda no indicador de liberdade de expressão. De acordo com os organizadores, essa piora acelerou com a chegada de Jair Bolsonaro ao poder em 2019.

Para completar essa tragédia, o Brasil caiu pelo segundo ano consecutivo no ranking de liberdade de imprensa, elaborado pela organização “Repórteres Sem Fronteiras”, estando atrás de países como Angola, Montenegro e Moçambique. Essa queda também veio junto da vitória de Bolsonaro.

O cantor e compositor CIRIO, preocupado com esse cenário, lançou o single “Censura”, uma canção de protesto em defesa de democracia e da liberdade de expressão, que vem acompanhada de um lyric vídeo filmado por Darlan Vilarino, que também assina a foto de capa.

O próprio cantor editou, mesclando imagens produzidas em estúdio com fotos e vídeos da época da ditadura, com destaque para a histórica frase de Jarbas Passarinho que está presente na canção. De composição de Maurício Cirio e Roberto Menezes, “Censura” teve sua primeira versão há 15 anos, época em que os dois estavam na “Derivados”, banda de rock. Em 2019 CIRIO decidiu que deveria gravar a canção em defesa da democracia e liberdade de expressão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.