Por: Vinícius Aliprandino
“Bem-vindos à era cyberpunk”… Em tom crítico, com inspiração na alta tecnologia, que se contrasta com a baixa qualidade de vida em que o Brasil e o mundo se encontram, os rappers VNDROID e Yannick Hara, uniram forças para lançar o single “Cyberpunk“.
Tendo sua música e estética influenciadas pelo cyberpunk, o nome da canção vai, justamente, ao encontro da ferida da distopia atual, em que o Brasil está atolado.
VNDROID é o título do projeto do rapper Luiz Farias, nascido e criado no Rio de Janeiro. O músico lançou o álbum “Dopamina” em 2018. Após esse trabalho, o artista já deu vida a 6 outros singles.
Já Yannick Hara conta em sua bagagem com o disco “O Caçador de Androides“, inspirado no livro “Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?“, do escritor Philip K. Dick, que originou a franquia “Blade Runner” e “Blade Runner 2049“.
Além deste trabalho, Yannick já tem lançado o EP “Também Conhecido Como Afro Samurai“, lançado em 2016, e baseado no anime Afro Samurai.
Com elementos musicais que dão a impressão de um cenário apocalíptico, narrando o mundo atual, a faixa conta sobre o ar poluído, termos de consentimento que os usuários de aplicativos assinam e aceitam sem nem ler ou questionar, de modo a deixar a privacidade exposta e nas mãos de grandes empresas que poderão utilizar dados da forma como bem entenderem e aliado a tudo isso a obsessão e a compulsão que colocam óleo na engrenagem de um sistema manipulador, que roda cada vez mais fluído.
Cada verso e batida da canção servem de trilha sonora para um mundo insalubre e o dia a dia que cada indivíduo vai levando diante de uma escravidão da tecnologia, que visa o lucro antes de qualquer verdadeiro bem estar.
Em contraste a crítica de tanto conformismo em um universo que fere, aprisiona e mata, a canção conta também carrega sua rebelião ao longo dos versos, que convidam cada indivíduo se libertar das amarras para poder caminhar, enxergar e respirar.
“E os avanços da biotecnologia que excluirão os mais pobres
E as iminentes próximas pandemias que serão cada vez piores”
Ficha técnica
A parceria entre os dois rappers se apresenta na batida de um eletro rap, com o beat produzido pelo próprio VNDROID.
A capa do single e o card em forma de história em quadrinhos, ganharam vida através das mãos do desenhista Law Tissot.
Confiram “Cyberpunk” nos links abaixo e acompanhem os trabalhos de VNDROID (Facebook e Instagram) e Yannick Hara (Facebook e Instagram), através das redes sociais dos músicos.