“1317” da Circus Rock debate política atual e as fake news

Por: Vinícius Aliprandino

Foto por Daniel Marques

A mentira. A polêmica. Criar o caos e o medo pra confundir. Distorções da verdade e uma pilha de mentiras para ofuscar os fatos. Tudo isso convertido em formato de notícias para parecer realidade.

Esse é o universo de uma guerra atual, que tem como objetivo favorecer um lado, que precisa inventar e atacar aquele, que este considera um inimigo – essa é a prática das Fake News. Foi pensando nesse problema que a banda carioca Circus Rock lançou o clipe e a faixa “1317”.

Através de um hardcore melódico, crítico e consciente, o grupo abordou a questão da mentira, influenciado pelas questões da política brasileira, com uma pontuação na faixa, que trilha desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016, passando pelas eleições de 2018 e desaguando no governo Bolsonaro.

A crítica é percebida, em cada um dos versos da canção, que explora com muita preocupação a questão e enxerga o problema como os pilares que sustentam o atual governo, através de suas práticas e que tenta passar a imagem de herói.

“Vender o medo e uma proposta, de solução para vir e lucrar
Estraga, distorce e destrói
Para vir com a resposta e ficar como herói”

Música e performance crítica com muita energia

Com muita energia, riffs que grudam na cabeça, graves que dão peso à canção e batidas que definem a velocidade da música, a mensagem da canção ecoa, enquanto a Circus executa sua performance, em um quarto, que tem suas paredes decoradas com jornais e panfletos. Entre eles, é possível perceber o panfleto com dos dizeres “Lula Livre”, que tem estampado a foto do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Ficha técnica

O clipe de “1317” teve a fotografia, edição e roteiro de Daniel Marques (@danielfugaa). Já as partes de produção e direção ficaram a cargo da próprio Circus Rock.

A produção executiva e distribuição foram realizadas por Milenar Produções.

A banda foi formada na cidade do Rio de Janeiro e conta com Bernardo Tavares (voz), Alex Heink (guitarra), Eduardo Lopez (guitarra), Thales Ramos (baixo) e Hugo Rezende (bateria).

Confiram o clipe de “1317” no link abaixo e acompanhem o trabalho da Circus Rock, através da página oficial da banda no Facebook e do perfil no Instagram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.