Por: Vinícius Aliprandino

Contestação, música, simplicidade, humor, política, sociedade, diversão e muito mais. Tudo isso está envolvido, em meio ao universo do Punk Rock. O gênero sempre foi famoso pela postura crítica, em relação aos costumes, padrões impostos e o sistema.
Da década de 70 até os dias de hoje, o Punk Rock ainda é relevante, importante e pode provar que está mais vivo do que nunca.
E se o punk cabe e é, sempre necessário, em tempos de governos autoritários, aliados de descaso, corrupção, mortes, manipulação, violência, intimidação, exclusão e tudo mais que possa ter de ruim e carregue uma população rumo ao abismo, o grito é mais importante do que nunca.
Contra-atacar
Mas se a maré é tão contrária, aqui as bandas sabem muito surfar e bater de frente. Seja por diversão, amor ou engajamento político, a política é parte da contra cultura, mesmo que apenas nas entrelinhas. Uma coisa é certa – o propósito do punk, seja pra destruir para reconstruir, ou seja para já fazer diretamente em determinada direção, é a busca por uma sociedade justa, que respeite as liberdades e, na qual, a vida prevaleça.
Punk, punk e mais punk
Mas chega de explicar e vamos ao que mais interessa. O Papo Alternativo preparou uma playlist com bandas de Punk Rock, Hardcore e das demais vertentes que nasceram da música punk e fazem parte da mesma multidão, que marcha a passos largos contra a opressão.
Até o momento desta publicação, separamos 110 bandas brasileiras, das novas, médias e velhas gerações, que tenham lançado material novo de 2010 até 2021. Demos preferência para bandas que estão na ativa (pedimos perdão caso alguma delas não estejam e tenhamos nos equivocados, porém buscamos dar uma atenção especial para esse filtro), e, em especial para os trabalhos lançados depois de 2015. Alguns trabalhos datam entre 2010 e 2015, mas a intenção foi selecionar os mais recentes.
Sabemos que existem inúmeras outras bandas do mesmo gênero musical, que também lançaram trabalho aqui no Brasil e aos poucos iremos complementando essa playlist, ou poderemos até, em breve criar outra, – e contamos, também com a colaboração de você que está, até agora, aqui conosco, lendo este texto. Porém, para darmos um pontapé inicial, selecionamos essas que estão na lista.
Então, sem mais… Segue aqui a nossa playlist: “Punk Rock, Hardcore, Brasil 2010 -2021 – Papo Alternativo“.