Por: Vinícius Aliprandino

Hipocrisia, cancelamento, linchamento virtual, internet, redes sociais, sarcasmo crítico e Punk Rock. Antenados a um dos debates pautados nos últimos meses, que gira em torno da cultura do cancelamento, a banda catarinense Agonia do Silêncio (ADS) lançou o clipe de “Cancelado”.
A música surge em um momento muito marcado pelo linchamento, cada vez mais comum, nas redes sociais. Para dar ainda mais combustível para queimar, mesmo em tempos de gasolina cara, a música e o clipe surgem em uma época muito marcada pelos cancelamentos baseados na edição atual do reality show Big Brother Brasil.
“A música fala sobre o tribunal instaurado nas redes sociais, onde as pessoas podem julgar a seu bel prazer, como se nunca cometessem nenhuma falha. É um misto de ódio e hipocrisia das pessoas. E ao mesmo tempo, é sobre a saturação desse termo ou situação: Cancela, cansei, cansado!”, explica o vocalista Pio.
Punk rock afiado e direcionado
“Cancelado” começa com o baixo (tocado, temporariamente pelo vocalista Pio) chamando a atenção logo na introdução. Na sequência a distorção da guitarra de Lenon e as batidas da bateria de Renan, abrem caminho para que Pio surja com a crítica da música com um Punk Rock afiado e direcionado, cantado com tons de alerta, que ora soam melódicos e ora mais desesperados.
“Não importa de onde vem nem pra onde vai
O julgamento é nas redes sociais
Intolerância e ódio pra todo lado
Esse verso também foi cancelado”
Quem fez?
O clipe teve a direção de Felipe KZ e a edição de Sergio Caldas. A música foi produzida por Davi Pacote.
A gravação da música foi realizado, em parte, através do “Projeto viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), no município de Brusque-SC“.
Humor, política, música e publicidade
A Agonia do Silêncio surgiu em 2018 na cidade de Brusque-SC e aposta em um punk rock carregado de crítica, com doses de ironia, humor e deboche, abordando relevantes e atuais.
Anteriormente, e sempre fazendo jus à importância do posicionamento político defendido pela banda catarinense, a ADS havia lançado o single “O Melhor Alvejante”, fazendo crítica ao governo Bolsonaro.
“Nossas letras são carregadas de crítica com humor, ironia, muita hipocrisia, deboche, e uma dose de sátira a termos e elementos publicitários. É uma mistura de Punk Rock com Publicidade e Propaganda”, revela Pio.
Ainda focados na sátira à Publicidade e Propaganda, a banda ainda utiliza de elementos como referência ao assunto até na abreviação do nome da banda – “ADS” – que é o termo para “publicidade” em inglês.
A banda conta com Pio (voz), Lenon (guitarra e voz), Renan (bateria e voz) e, no momento, está em busca de um baixista.
Confiram o clipe e single de “Cancelado” aqui e nos links abaixo e acompanhem o trabalho da Agonia do Silêncio, através das páginas oficiais da banda no Facebook e do perfil no Instagram.