Por: Vinícius Aliprandino

Inconformados com a realidade política e social brasileira, em especial a atual, os mineiros banda banda de punk/hardcore Black Pantera mostrou todo seu descontentamento e postura crítica, no single “Seis Armas”. Para chegar com ainda mais força, a canção chega junto com um lyric vídeo.
O vídeo traz os versos da faixa escritos em vermelho, simbolizando o sangue derramado pela cultura do armamento. E é bem neste ponto que a banda contra-ataca. A letra de “Seis Armas” é uma crítica à flexibilização dos decretos que regulamentam o uso de armas de fogo no Brasil. O ato foi realizado pelo governo brasileiro de Bolsonaro.
Em contrapartida, e para deixar a situação ainda mais caótica e fora de controle, o presidente brasileiro não comprou todas as vacinas que o país precisava, colocando ainda mais números de mortes na conta.
O estopim
As duas ações, foram estopim para o surgimento de “Seis Armas”. Ao mesmo tempo em que os resultados do descaso do chefe de estado brasileiro e seus aliados são citados em versos que cantam as feridas sangradas pelo povo brasileiro, as batidas rápidas e furiosas da Black Pantera.
“A gente compôs ‘Seis Armas’ na época em que o governo decidiu flexibilizar decretos que regulamentam o uso de armas ao mesmo tempo que não comprou todas as vacinas que o país precisava”, explica o baixista e vocalista Chaene.
Além das consequências das atitudes irresponsáveis de quem deveria estar zelando pela saúde e vida da população, alguns versos expõem ainda mais o descaso do governo. É o caso de “Chega de frescura / chega de mimimi”, em referência às falas do presidente, desmerecendo os cuidados do combate à pandemia e zombando de quem está preocupado com as vidas no país.
“Seis armas para mim
Seis armas pra você
Vacina pra ninguém
Deixa o povo sufocar até morrer”
Composição, parceria e direção
A composição da faixa é dos integrantes Rodrigo Pancho (bateria), Chaene da Gama (guitarra e voz), Charles Gama (baixo e voz), em parceria com Rodrigo Lima e Matheus Maestronato. Já a direção do vídeo ficou a cargo de Pedro Hansen.
Confiram o single (também aqui) e o lyric vídeo de “Seis Armas” nos links abaixo e acompanhem o trabalho da Black Pantera, através da página oficial da banda no Facebook e do perfil no Instagram.