Black Pantera ataca flexibilização de armamento em “Seis Armas”

Por: Vinícius Aliprandino

Inconformados com a realidade política e social brasileira, em especial a atual, os mineiros banda banda de punk/hardcore Black Pantera mostrou todo seu descontentamento e postura crítica, no single “Seis Armas”. Para chegar com ainda mais força, a canção chega junto com um lyric vídeo.

O vídeo traz os versos da faixa escritos em vermelho, simbolizando o sangue derramado pela cultura do armamento. E é bem neste ponto que a banda contra-ataca. A letra de “Seis Armas” é uma crítica à flexibilização dos decretos que regulamentam o uso de armas de fogo no Brasil. O ato foi realizado pelo governo brasileiro de Bolsonaro.


Em contrapartida, e para deixar a situação ainda mais caótica e fora de controle, o presidente brasileiro não comprou todas as vacinas que o país precisava, colocando ainda mais números de mortes na conta.

O estopim


As duas ações, foram estopim para o surgimento de “Seis Armas”. Ao mesmo tempo em que os resultados do descaso do chefe de estado brasileiro e seus aliados são citados em versos que cantam as feridas sangradas pelo povo brasileiro, as batidas rápidas e furiosas da Black Pantera.

A gente compôs ‘Seis Armas’ na época em que o governo decidiu flexibilizar decretos que regulamentam o uso de armas ao mesmo tempo que não comprou todas as vacinas que o país precisava”, explica o baixista e vocalista Chaene.


Além das consequências das atitudes irresponsáveis de quem deveria estar zelando pela saúde e vida da população, alguns versos expõem ainda mais o descaso do governo. É o caso de “Chega de frescura / chega de mimimi”, em referência às falas do presidente, desmerecendo os cuidados do combate à pandemia e zombando de quem está preocupado com as vidas no país.

“Seis armas para mim
Seis armas pra você
Vacina pra ninguém
Deixa o povo sufocar até morrer”

Composição, parceria e direção

A composição da faixa é dos integrantes Rodrigo Pancho (bateria), Chaene da Gama (guitarra e voz), Charles Gama (baixo e voz), em parceria com Rodrigo Lima e Matheus Maestronato. Já a direção do vídeo ficou a cargo de Pedro Hansen.

Confiram o single (também aqui) e o lyric vídeo de “Seis Armas” nos links abaixo e acompanhem o trabalho da Black Pantera, através da página oficial da banda no Facebook e do perfil no Instagram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.