Por: Vinícius Aliprandino
Unidos como uma única voz, a banda brasileira de reggae/rock Bloco do Caos e a de reggae argentino Los Cafres lançaram a faixa “Vendedores da Fé”, com direito a um clipe.
A faixa, que será parte do álbum “Minha Tribo”, com lançamento previsto ainda em 2021, mostra um reggae que, por mais calmo que soe, em nenhum momento abaixa o tom ao fazer sua crítica.
Em crítica a líderes religiosos que exploram a fé alheia, com o intuito de lucrar em cima de quem os segue, a banda mostra ao longo do vídeo, a história de um pastor engana seus fieis.
Crítica e crença
Contracenando ao lado do personagem principal, máquina de cartão de crédito/débito e notas de dinheiro complementam a crítica.
Quem interpreta o pastor no clipe é o ator Bruno Autran, que ao longo do vídeo fala frases reais que são utilizadas em cultos religiosos.
A banda ressalta que não faz crítica à religião em si, mas sim de quem utiliza dela para explorar a crença alheia como forma de lucrar. Para demonstrar a crítica e fazer um contraste entre a crítica e o ideal, durante a canção, versículos da bíblia são citados.
“Abusar da crença dos outros para ganho próprio é o oposto do que Jesus, ou Maomé, ou qualquer outro profeta ou divindade iria quer. Por isso mesmo é que citamos o versículo da bíblia do ‘covil de salteadores’ e lembramos, na segunda estrofe, cantada pelos [Los] Cafres, que Jesus ‘não quis erguer monumentos’”, explica o guitarrista da Bloco do Caos, Renato Frei.
Ficha técnica e a banda
Quem cuidou da produção do clipe foi a Ritmo Visual Filmes. A direção foi realizada por Julius Bueno. A parte de produção executiva e a direção criativa ficou a cargo de Pedro H. Marques.
Já a canção, que teve a produção de Alê Cazarotto e Renato Frei; coprodução da própria Bloco do Caos; e mixagem e masterização de Gabriel Chalita (Gaúcho), foi gravada no Chapa Music Estúdio, em São Paulo.
A banda conta com Ale Cazarotto (voz), Renato Frei (guitarra), Lelê Maggioni (baixo), Andrew Lee (bateria) e Cidão Formigão (percussão).
Confiram o clipe de “Vendedores da Fé” no link abaixo e acompanhem o trabalho da Bloco do Caos, através da página oficial da banda no Facebook e do perfil no Instagram.