Bloco do Caos e Los Cafres unem suas vozes, em “Vendedores da Fé”

Por: Vinícius Aliprandino

Foto por Rafa Polichetti

Unidos como uma única voz, a banda brasileira de reggae/rock Bloco do Caos e a de reggae argentino Los Cafres lançaram a faixa “Vendedores da Fé”, com direito a um clipe.

A faixa, que será parte do álbum “Minha Tribo”, com lançamento previsto ainda em 2021, mostra um reggae que, por mais calmo que soe, em nenhum momento abaixa o tom ao fazer sua crítica.


Em crítica a líderes religiosos que exploram a fé alheia, com o intuito de lucrar em cima de quem os segue, a banda mostra ao longo do vídeo, a história de um pastor engana seus fieis.

Crítica e crença

Contracenando ao lado do personagem principal, máquina de cartão de crédito/débito e notas de dinheiro complementam a crítica.

Quem interpreta o pastor no clipe é o ator Bruno Autran, que ao longo do vídeo fala frases reais que são utilizadas em cultos religiosos.

A banda ressalta que não faz crítica à religião em si, mas sim de quem utiliza dela para explorar a crença alheia como forma de lucrar. Para demonstrar a crítica e fazer um contraste entre a crítica e o ideal, durante a canção, versículos da bíblia são citados.

Abusar da crença dos outros para ganho próprio é o oposto do que Jesus, ou Maomé, ou qualquer outro profeta ou divindade iria quer. Por isso mesmo é que citamos o versículo da bíblia do ‘covil de salteadores’ e lembramos, na segunda estrofe, cantada pelos [Los] Cafres, que Jesus ‘não quis erguer monumentos’”, explica o guitarrista da Bloco do Caos, Renato Frei.

Ficha técnica e a banda

Quem cuidou da produção do clipe foi a Ritmo Visual Filmes. A direção foi realizada por Julius Bueno. A parte de produção executiva e a direção criativa ficou a cargo de Pedro H. Marques.

Já a canção, que teve a produção de Alê Cazarotto e Renato Frei; coprodução da própria Bloco do Caos; e mixagem e masterização de Gabriel Chalita (Gaúcho), foi gravada no Chapa Music Estúdio, em São Paulo.

A banda conta com Ale Cazarotto (voz), Renato Frei (guitarra), Lelê Maggioni (baixo), Andrew Lee (bateria) e Cidão Formigão (percussão).

Confiram o clipe de “Vendedores da Fé” no link abaixo e acompanhem o trabalho da Bloco do Caos, através da página oficial da banda no Facebook e do perfil no Instagram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.