Uniforme Azul: Canção de Romulo Carvalho com influências dos anos 90

Por: Letícia Moraes

Em “Uniforme Azul” de Romulo Carvalho podemos enxergar muitas referências aos anos 90, desde a internet discada, o MSN, acompanhar programação da MTV Brasil, jogar Super Nintendo e tocar violão. A canção mostra a nostalgia dessa fase da vida e sua simplicidade.

Com influência do rock gaúcho dos anos 90, a música traz muitos elementos da época, um deles é a gaita de boca. A busca por criar um clipe e single que fosse fácil de identificar vem da própria vivência de Romulo, que cresceu em uma família bastante musical. Ele iniciou no teclado e logo migrou para violão e guitarra, participando de bandas desde início da década de 2000.

Romulo Carvalho se baseia no bom e velho rock clássico e no folk rock, sendo um multi-instrumentista catarinense bem versátil, se expressando através da música de várias formas. Suas canções, todas autorais, falam sobre o cotidiano e interações humanas e buscam contar sua história através do som.

A direção e produção do clipe é da dupla Gui Becker e Pablo Cruz, com narração de Lívia Souza, foley do próprio Romulo e com participação dos atores: Vinn Carvalho, Malu Vieira, Luiz Antônio Nascimento, Maitê Martins dos Santos, Dennis Hiebert, Juliana Colin, Alexander Marques e Jucavo Savie Rocha. A banda no clipe é formada por Romulo, Jones Rupp, Lucas Ostjen, Diego Espindola e João Ullrich.

O single tem produção de Davi Carturani, arte de capa de Vinn Carvalho, e músicos convidados: Ruan Muller e André Silva, com fotos de divulgação de Gui Becker. O trabalho chega para enaltecer ainda mais a cena independente que vem crescendo aos poucos, em excelência no áudio e visual.

“Juntei um Beatles aqui, um rock gaúcho ali e deixei minha musicalidade se soltar. Como a música fala de nostalgia, eu não podia deixar de falar dos rock dos anos 90. Toda aquela geração MTV foi muito forte na minha concepção. Se você analisar, Uniforme Azul tem aquela parte mais calma seguida de uma explosão sonora, algo bem característico do Nirvana. A influência de bandas gaúchas como Engenheiros e Nenhum de Nós também estão presentes. E a melodia fácil de cantar é da escola inglesa Oasis e, claro, Beatles.”, comenta Romulo Carvalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.