Reggae e resistência em “Negro de União dos Palmares” da Reação

Por: Vinícius Aliprandino

Foto por Edu Freire

Diante de uma sociedade que diz se sensibilizar com respeito e igualdade, mas que ainda vive sobre as bases do preconceito, a banda sergipana Reação, lançou a canção de resistência “Negro de União dos Palmares”.

Quebrando pedra e cortando mato. a maior parte não escutou. Mais de 300 anos se passaram e a nação de Zumbi não se libertou” – com, esses versos, a banda tece duras, mas mais do que necessárias críticas, em um país que ainda vive as diferenças e desigualdades evidentes em todas as esferas.

O reggae traz a sensação libertadora e clama pelo levamte e o grito de resistência de uma nação que não se cala e que não irá descansar enquanto não ver o fim do genocídio afroindígena e de um sistema desigual, racista e elitista.

A música transcende, fala de Zumbi, mas as pessoas o reconhecem como herói ao mesmo tempo em que o povo negro, em pleno século 21, ainda passa por diversas situações de opressão e discriminação. Seus descendentes continuam aqui, sofrendo, com fome, vítima de injustiças sociais”, explica o guitarrista e vocalista Junior Moziah.

A canção foi produzida por Felipe Rodarte, enquanto que Constança Scofield cuida da direção musical. Felipe Rodarte fez o A&r, enquanto que Raphael Dieguez cuidou da mixagem. Felipe Mendes foi quem esteve na assistência de gravação, ao lado de Léo Ribeiro que cuidou da gravação, junto de Raphael. Ricardo Garcia fez a masterização.

Confiram o single “Negro União dos Palmares” (aqui) e no link abaixo e acompanhem o trabalho da Reação, através do perfil no Instagram.

AJUDEM O GAPP E SEUS GATINHOS PIFENTOS

Caros leitores e amigos. Saindo um pouco do assunto de arte e indo para outra arte. A arte de amar e ajudar. Não pedimos contribuições nenhuma para nosso site, mas queremos pedir que vocês contribuam, com qualquer quantia ou ação, com o pessoal do GAPP (Grupo de Apoio aos Pretinhos Pifentos).

Para ajudar, basta doar qualquer quantia para os seguintes meios:

PIX: gapp_contrapif@hotmail.com
Picpay: camila.dstefani


O GAPP é um projeto da Camila, da Giulia e da Fernanda, que tem como foco arrecadar dinheiro para gatinhos que tem a PIF. Essa é uma doença que atinge muitos dos gatinhos. Nem todos os contaminados desenvolvem os sintomas, porém o GAPP tem como meta ajudar os tutores dos que são acometidos pela PIF e tem suas complicações.

Para conhecerem melhor o trabalho do GAPP, acessem o perfil deles no Instagram (@gapp_contrapif). Lá tem as rifas que elas fazem para ajudar os bichanos, tem os casos e gatinhos que elas atendem e repassam o dinheiro.

Toda quantia é direcionada aos gatinhos que elas ajudam.

Quem não puder contribuir financeiramente, basta compartilhar o trabalho delas, curtir e comentar as postagens do GAPP no Instagram.

É fácil e rápido. Vamos ajudar!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.