Crítica à política brasileira, em “Nata Casa Grande”, da Tropikaos Chaga


Por: Vinícius Aliprandino

A presença da elite na política brasileira acaba de ganhar mais uma homenagem na música. Desta vez, embalados pelo punk rock da banda gaúcha Tropikaos Chaga, com a faixa “Nata Casa Grande”.

A canção, carregada de fortes críticas ao sistema, que explora e favorece uma classe dominante, representante de uma minoria, que faz de tudo para que as engrenagens sigam rodando no modo que convém a eles, ganhou um lyric vídeo.

Carregado de cores, imagens e até cenas que mostram o atual presidente brasileiro aproveitando de momentos de lazer, enquanto deveria estar preocupado com o futuro do país, o qual ele está a frente, o vídeo fala sobre empresários lobistas, políticos negociando planos obscuros em jantares de luxo, que tem como objetivo aliviar os gastos e aumentar os ganhos de quem detém os meios de produção, às custas do trabalhador, cada vez mais, deixado de lado e com menos direitos e a fatia menor de um ganho que ele conquista.

“Regulam o quanto de direitos temos migalhas
Para nos manter sempre no fio da navalha
Extraem tudo aqui com mão de obra barata
Tipo europeu com o índio, o ouro e a prata”.


A música faz referência à poesia do escritor anarquista mexicano Ricardo Flores Magón, o qual tem, ao final do vídeo, um texto com crítica à pátria e a forma como esta despreza o pobre, exibido, concluindo e complementando o trabalho da banda.

A Tropikaos Chaga foi formada em 2020. A banda conta com Samuel Kircher (voz, guitarra e baixo) e Érico Munari (bateria) e tem seu trabalho inspirado pelo complicado cotidiano urbano do Brasil.

O lyric vídeo foi editado pelo baterista da banda e pode ser conferido no link abaixo. Confiram, também, o trabalho da Tropikaos Chaga, através da página oficial da banda no Facebook e do perfil no Instagram.

1 comentário Adicione o seu

  1. Ficamos muito felizes com a matéria.
    Vinicius descreveu exatamente a mensagem que queríamos transmitir com esse vídeo do single.
    Muito obrigado mais uma vez!

    Samuel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.