Por: Vinícius Aliprandino
A presença da elite na política brasileira acaba de ganhar mais uma homenagem na música. Desta vez, embalados pelo punk rock da banda gaúcha Tropikaos Chaga, com a faixa “Nata Casa Grande”.
A canção, carregada de fortes críticas ao sistema, que explora e favorece uma classe dominante, representante de uma minoria, que faz de tudo para que as engrenagens sigam rodando no modo que convém a eles, ganhou um lyric vídeo.
Carregado de cores, imagens e até cenas que mostram o atual presidente brasileiro aproveitando de momentos de lazer, enquanto deveria estar preocupado com o futuro do país, o qual ele está a frente, o vídeo fala sobre empresários lobistas, políticos negociando planos obscuros em jantares de luxo, que tem como objetivo aliviar os gastos e aumentar os ganhos de quem detém os meios de produção, às custas do trabalhador, cada vez mais, deixado de lado e com menos direitos e a fatia menor de um ganho que ele conquista.
“Regulam o quanto de direitos temos migalhas
Para nos manter sempre no fio da navalha
Extraem tudo aqui com mão de obra barata
Tipo europeu com o índio, o ouro e a prata”.
A música faz referência à poesia do escritor anarquista mexicano Ricardo Flores Magón, o qual tem, ao final do vídeo, um texto com crítica à pátria e a forma como esta despreza o pobre, exibido, concluindo e complementando o trabalho da banda.
A Tropikaos Chaga foi formada em 2020. A banda conta com Samuel Kircher (voz, guitarra e baixo) e Érico Munari (bateria) e tem seu trabalho inspirado pelo complicado cotidiano urbano do Brasil.
O lyric vídeo foi editado pelo baterista da banda e pode ser conferido no link abaixo. Confiram, também, o trabalho da Tropikaos Chaga, através da página oficial da banda no Facebook e do perfil no Instagram.
Ficamos muito felizes com a matéria.
Vinicius descreveu exatamente a mensagem que queríamos transmitir com esse vídeo do single.
Muito obrigado mais uma vez!
Samuel.