Yasu alerta para a era das fake news em single “Post-Truth”

Por: Vinícius Aliprandino

Na era das notícias falsas, popularmente conhecidas como “fake news”, estar atento nunca é demais e, sempre, é necessário.


Neste campo, mentiras, manipulações e discursos de ódio se opõem a dados, comprovações e estudos científicos, abrindo espaço para teorias da conspiração. Problemas das mudanças climática são ignorados, o medo é aliado e usado como ingrediente na construção de discursos fascistas e do preconceito.


Inspirado, alertando e em crítica a esses pontos, o músico Yasu lançou o single “Post-truth” (“pós-verdade” em português), já demonstrando desde seu título a preocupação com essa era de mentiras, que de tanto jogadas ao vento, acabam se transformando em verdade.

De acordo com o site academia.org.br, podemos definir “pós-verdade” como:

  • “Informação ou asserção que distorce deliberadamente a verdade, ou algo real, caracterizada pelo forte apelo à emoção, e que, tomando como base crenças difundidas, em detrimento de fatos apurados, tende a ser aceita como verdadeira, influenciando a opinião pública e comportamentos sociais.”

    Ou também…

  • “Contexto em que asserções, informações ou notícias verossímeis, caracterizadas pelo forte apelo à emoção, e baseadas em crenças pessoais, ganham destaque, sobretudo social e político, como se fossem fatos comprovados ou a verdade objetiva.”

Sonoridade e um alerta pelo planeta

A canção, assim como todo o trabalho de Yasu são embaladas pelo rock alternativo e o rock progressivo, sem deixar de lado o new wave também presente nas influências musicais do músico.

A faixa foi lançada em duas versões. Uma mais curta, com 4m19, que surge como single. E outra mais extensa, com mais de 8 minutos, que é uma versão para álbum.

Na versão extensa, logo a princípio, junto da introdução do instrumental, discursos do ex-presidente estadunidense Donald Trump e o atual presidente brasileiro Jair Bolsonaro – ambos políticos que fizeram, em campanha e em exercício do cargo, a propagação de inúmeras fake news – são reproduzidos, até o momento em que a canção se inicia com força, como um sopro de verdade, varrendo para longe, ou como um alarme soando em aviso ao perigo.


A foto de capa do lançamento apresenta um cenário de deserto, com chão rachado, céu tomado por um aspecto nublado, acompanhados de árvores secas e mortas, em referência ao perigo das notícias falsas, que desaguam no risco constante da destruição, já em andamento do nosso planeta.


Confiram o single “Post-Truth” nos links abaixo e acompanhem o trabalho de Yasu, através do perfil no Instagram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.